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Digressão de “Cantos da Quaresma”

por FMSimoes, em 28.03.18

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Os músicos César Prata e Sara Vidal apresentam, a partir de quinta-feira, em digressão, o seu mais recente álbum “Cantos da Quaresma”, constituído por recolhas de canções populares tradicionais da Quaresma que, segundo o calendário cristão, corresponde aos 40 dias que se contam de Quarta-Feira de Cinzas a Domingo de Páscoa.

Na quinta-feira, às 21:00, são escutados os “Cantos da Quaresma” na Igreja de S. Pedro, em Macedo de Cavaleiros, no dia seguinte, às 21:00, no Teatro Stephens, na Marinha Grande, no dia 30, às 20:30, na Igreja Paroquial de Pousade, no concelho da Guarda, e no dia 31 às 16:00, na Igreja Matriz de Monchique.

O CD foi editado no passado dia 16 de fevereiro, quando teve início, a Quaresma, este ano, e foi selecionado para representar Portugal no projeto Folk Eurorádio de Primavera e Páscoa/2018, organizado pela União Europeia de Radiodifusão (UER).

 

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"Santos Passos", de Penha Garcia, Beira Baixa, "Já Lá Gritam no Calvário", de Monsaraz, no Alentejo, e "Martírios do Senhor", Zebreira, na Beira Baixa, estão entre as recolhas reunidas neste CD.

O álbum "Cantos da Quaresma" resulta de um trabalho de investigação e recolha, depois de os dois músicos terem apresentado estas canções em palco, no ano passado.

As recolhas foram efetuadas em várias regiões do país, tendo César Prata e Sara Vidal partido do compasso do rito religioso das canções, que através dos arranjos musicais por si feitos, ampliaram a sua musicalidade, com novas sonoridades melódicas e instrumentais.

"O resultado é o equilíbrio entre o respeito pelo legado da tradição e o atrevimento do perpetuar da reinvenção", realça a Sons Vadios

Segundo Domingos Morais, investigador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade Nova de Lisboa, "os dois músicos, libertos de ritos e culpabilidades que os impeçam de tomar esses cantos como geradores das suas criações, lançaram-se à descoberta dos sentidos visíveis e ocultos das palavras e dos encadeamentos melódicos que as sustentam. Quase sempre, com soluções performativas de grande beleza e equilíbrio, através de uma utilização contida dos instrumentos e recursos que dominam".

O etnómusicólogo refere que este CD permite à seleção de canções feita ter "outros palcos" e "ser apreciada por quem professa esta [religião católica] ou outras religiões, ou vive outras formas de espiritualidade".

Foto: DR

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