Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




QuaresmaCD.jpg

 

César Prata e Sara Vidal reuniram em disco 12 canções tradicionais portuguesas que são interpretadas no período da Quaresma - os 40 dias que se seguem ao Carnaval e que terminam na Páscoa -, que atualmente se vive

"A Quaresma representa na tradição musical portuguesa um período de sublimação. Saídos da folia do Entrudo, seguem-se 40 dias de abstinência e reflexão. Ausentes os bailes, calados os instrumentos musicais e até o toque dos sinos, a música tradicional portuguesa incorporou a religiosidade profunda da época quaresmal, geradora de formatos musicais essencialmente vocais, pungentes e profundamente belos: encomendações das almas, martírios, loas [e] alvíssaras", explica a discográfica Sons Vadios, que chancela o CD.

O álbum "Cantos da Quaresma" resulta de um trabalho de investigação e recolha, depois de os dois músicos terem apresentado estas canções em palco, no ano passado.

As recolhas foram efetuadas em várias regiões do país, tendo César Prata e Sara Vidal partido do compasso do rito religioso das canções, que através dos arranjos musicais por si feitos, ampliaram a sua musicalidade, com novas sonoridades melódicas e instrumentais.

"O resultado é o equilíbrio entre o respeito pelo legado da tradição e o atrevimento do perpetuar da reinvenção", realça a Sons Vadios

Segundo Domingos Morais, investigador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade Nova de Lisboa, "os dois músicos, libertos de ritos e culpabilidades que os impeçam de tomar esses cantos como geradores das suas criações, lançaram-se à descoberta dos sentidos visíveis e ocultos das palavras e dos encadeamentos melódicos que as sustentam. Quase sempre, com soluções performativas de grande beleza e equilíbrio, através de uma utilização contida dos instrumentos e recursos que dominam".

O etnómusicólogo refere que este CD permite à seleção de canções feita ter "outros palcos" e "ser apreciada por quem professa esta [religião católica] ou outras religiões, ou vive outras formas de espiritualidade".

"Na escolha e organização sequencial criada por César Prata e por Sara Vidal, reconheço o risco da procura de equilíbrio entre instrumentos, vozes e atitudes para cada um dos temas tratados", afirma o investigador que sublinha em seguida: "É um processo ainda em curso que permite testar e repensar andamentos, expressão adequada, duração de cada tema, instrumentação”.

César Prata, além da voz, toca guitarra, ‘kalimba’, sanfona, ‘hangdrum’, ponteiro, adufe e percussões, e Sara Vidal toca harpa celta e adufe, além de cantar também.

"A presente edição em CD dificilmente cabe em 'playing lists' limitadas, pouco abertas à diversidade hoje possível por uma geração de criadores atentos, informados e com um profundo sentido do que de mais essencial nos distingue", acrescenta Domingos Morais.

Autoria e outros dados (tags, etc)




Bem-vindo


Parcerias


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Visitas

Flag Counter