Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




museu-da-musica-portuguesa-.jpg

 

Casa Verdade de Faria-Museu da Música Portuguesa 

 

A composição “Lumen et Umbrae”, do italiano Marco de Biasi, venceu o Prémio Internacional Fernando Lopes-Graça, anunciou o Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, em Cascais, que promove a competição. A obra “Lumen et Umbrae” (do latim, “Luz e Sombras”) é apresentada hoje, dia 17 de dezembro, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, no Monte Estoril, em Cascais.
Segundo o Museu, a obra venceu “por unanimidade”, entre as 30 obras inéditas para guitarra, apresentadas a concurso.
Marco di Biasi, guitarrista, compositor e pintor premiado internacionalmente, “convenceu absolutamente o júri composto pelos compositores Fernando Lapa e Sérgio Azevedo, e pelo guitarrista Pedro Rodrigues”, lê-se no comunicado do Museu da Música Portuguesa.
Foram ainda atribuídas Menções Honrosas às peças “Tripoli”, de Nuno Alexandre Sousa de Figueiredo, e “Sonata per Chitarra”, de Pedro Louzeiro, ambos compositores portugueses.
Na sessão do dia 17 de dezembro, data de nascimento do compositor português, é entregue o galardão e feita a primeira audição da obra vencedora. Pedro Rodrigues interpretará ainda a “Partita para guitarra”, de Fernando Lopes-Graça.
Fernando Lopes-Graça nasceu em Tomar, a 17 de dezembro de 1906. Morreu há 20 anos, a 27 de novembro de 1994, no 1.º andar alugado da vivenda El Mío Paraiso, na Parede. O Prémio de Composição Fernando Lopes-Graça foi instituído pela Câmara Municipal de Cascais, em 1994, com “o objetivo de homenagear o compositor Fernando Lopes-Graça e estimular a criação musical em Portugal”. O primeiro concurso foi em 1995 e, das 15 edições registadas, quatro foram de âmbito internacional.
Marco de Biasi nasceu em 1977 e realizou os seus estudos musicais com Stefano Viola e Paolo Pegoraro. Graduou-se em guitarra em 1999, com nota máxima. Em setembro de 2000, "devido a uma doença neurofisiológica chamada distonia focal, foi obrigado a parar de tocar”, afirma o Museu, acrescentando que, entre 2002 e 2003, “através de um processo de reabilitação, recuperou completamente os movimentos”.
“Durante este período, começou a estudar composição musical e a investigar sobre pintura. Refletindo sobre as teorias de [Vassily] Kandinsky e os escritos do [Paul] Klee, criou um sistema phono-cromático, baseado nas relações entre som e cor, que consiste na associação de elementos picturais e musicais”.
Em 2007, Biasi editou o seu primeiro álbum, “Fonocromia”, que “contém as suas obras escritas entre 2004 e 2007, cujo tema subjacente é a forte relação entre vibração cromática e sonora”.
Em 2010, em conjunto com o pintor Max Ciogli, fundou o movimento artístico “sintesi sinestetica SINE”, cujo principal objetivo é a investigação sobre a relação entre som, a cor e o movimento. Em 2012 foi publicado o manifesto artístico do movimento. 

Foto: CMC/FMS

Autoria e outros dados (tags, etc)




Bem-vindo


Parcerias


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D

Visitas

Flag Counter